top of page
  • Writer's pictureKarin Heuert Galvão

Desvendando a Abordagem Lexical: Uma Nova Perspectiva no Ensino de Idiomas



Você já se pegou pensando como algumas pessoas conseguem se comunicar em um novo idioma de forma tão fluente e natural? A resposta pode estar na Abordagem Lexical, uma metodologia revolucionária no campo do ensino de línguas estrangeiras.


Diferentemente dos métodos tradicionais que enfatizam a aprendizagem de vocabulário e gramática de forma isolada, a Abordagem Lexical propõe uma abordagem mais holística, centrada na aprendizagem de "chunks" linguísticos - expressões e frases prontas que ocorrem frequentemente na língua-alvo.


Esses "chunks" são essenciais para a comunicação real, pois refletem o uso autêntico da língua em situações cotidianas. Ao aprender essas expressões prontas, os alunos são capazes de se comunicar de forma mais eficaz e natural, sem a necessidade de traduzir mentalmente ou construir frases palavra por palavra.


A Abordagem Lexical reconhece que a fluência linguística não se resume apenas ao conhecimento de palavras e regras gramaticais, mas sim à capacidade de usar a língua de forma flexível e contextualizada. Portanto, seu foco está na exposição dos alunos a uma ampla gama de "chunks" linguísticos, por meio de atividades como leitura, audição e conversação.


Além disso, a Abordagem Lexical valoriza a prática da língua em situações autênticas, incentivando os alunos a interagirem em ambientes reais de comunicação, como em viagens, encontros sociais ou ambientes de trabalho.


Ao adotar a Abordagem Lexical, os alunos não apenas adquirem vocabulário e fluência linguística, mas também desenvolvem uma compreensão mais profunda da cultura e das nuances da língua-alvo.


Resumindo, a Abordagem Lexical oferece uma nova perspectiva no ensino de idiomas, promovendo uma aprendizagem mais eficaz, autêntica e significativa. Se você busca alcançar fluência em um novo idioma, por que não experimentar essa abordagem inovadora? Afinal, aprender uma nova língua nunca foi tão empolgante e enriquecedor!


Espero que esse texto capture a essência da Abordagem Lexical de forma clara e informativa!

19 views0 comments
bottom of page