top of page
  • Writer's pictureKarin Heuert Galvão

Tenha Planos, não Resoluções.



Todos os anos, nesta época do ano, muito se fala sobre Resoluções de Ano Novo.


Algumas pessoas querem perder peso, outras querem guardar dinheiro e muitas pessoas colocam em suas listas que querem aprender um novo idioma.


Estou aqui hoje para te dizer porque fazer uma lista de Resoluções de Ano Novo NÃO funciona e porque colocar que aprender um novo idioma como resolução funciona menos ainda.


De acordo com um artigo da Forbes, Resoluções não funcionam pois geralmente as pessoas acabam traçando objetivos nada realistas, isso se dá, pois eles não tem VALORES. E eu não estou falando de $. Conhecer de fato seus valores, pode alavancar seu progresso. Por exemplo, se o seu valor é "desenvolvimento" ou "crescimento", crie metas que alimentem ele: "Aprender um novo idioma vai me possibilitar crescimento na carreira."


Outro problema é focar somente no destino, sendo que a maioria de nossas metas é sobre a TRAJETÓRIA de vários comportamentos. Por exemplo, se o seu objetivo é conseguir uma promoção até o final deste ano, e algo inesperado acontece na economia do país, isso não quer dizer que seus esforços foram desperdiçados, mantenha-se focado, pois talvez uma oportunidade em outra empresa aparecerá, até mesmo fora do país. Mas você precisa estar preparado para isso.


Um fator que contribui fortemente para que resoluções não funcionem, é o fato das pessoas procurarem "soluções" rápidas. As promessas de que tudo se resolverá em 3 meses ou 3 semanas, ou que você "aprenderá inglês dormindo", não é somente ridícula, mas também sacrifica todos os seus planos. Do mesmo jeito que vem rápido, vai rápido. O que você precisa é de uma SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL.


E não pense que o seu contexto não influencie, pois influencia, e muito! Todas as pessoas ao nosso redor e também o AMBIENTE que estamos inseridos contribuem para o nosso progresso. Imagine, se o seu objetivo é poder acompanhar uma reunião em inglês até o final deste ano, e você nunca participa de nenhuma, nem que seja apenas como ouvinte? Crie oportunidades para que você tenha em contato com sua meta.


E finalmente, tenha certeza de que você está MEDINDO seu crescimento de maneira clara e objetiva. Será mesmo que passar num teste é o jeito mais certo de verificar seu conhecimento? Se o seu objetivo é ser um 'player' ativo na empresa, aquele que participa de reuniões, discussões e tratativas comerciais em um segundo idioma, talvez um teste não seja a melhor maneira de se medir progresso, e sim um feedback detalhado de um professor qualificado.


Pense nisso.


Feliz Ano Novo e Feliz Planejamento!


É com planos SÓLIDOS que se constrói uma VIDA COM SIGNIFICADO.


Um abraço,


Karin Heuert Galvão

158 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page